O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) anunciou, nesta segunda-feira (25), a promoção de ações de preservação do acervo do artista Frans Krajcberg. Morto em 2017, o artista havia doado seu acervo para o Governo da Bahia. As ações celebram o centenário do artista polonês naturalizado brasileiro.

Entre as ações previstas estão a instauração de uma procedimento para contratação de empresa especializada para realização de serviços de avaliação e conservação no Sítio Natura, em Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde o artista mantinha seu ateliê. Além disso, o maestro Orley Silva foi nomeado como novo gestor para o Sítio Natura e estará à frente dessas ações.

Além disso, entre os dias 7 de maio a 31 de julho deste ano, está prevista a realização de uma exposição com o título provisório “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo.

A exposição acontece sobre Termo de Comodato das obras que serão selecionadas para a mostra com coordenação do MuBE, sem ônus para o Governo da Bahia.

De acordo com o Ipac, além da exposição haverá um período de interlocução para discussão de novas parcerias com o empresariado brasileiro, possibilitando o recebimento de novos apoios e benefícios para a cidade de Nova Viçosa e para a região.

Além disso, será produzido material educativo sobre a obra do artista, que será distribuído gratuitamente para 4.500 estudantes das escolas públicas municipais e estaduais da cidade.

Ainda segundo o Ipac, o objetivo das ações é recuperar e revitalizar o Sítio Natura, seu acervo e sua infraestrutura para possibilitar a sua abertura ao público de forma segura, além de divulgar a obra do artista Frans Krajcberg, mantendo sua causa e sua memória vivas.